Carregando…
5

DESTAQUES

3072

DESTAQUES

Voltar

Editorial: Entrando 2022 com 10 anos de Programa FIP no Brasil

Por Pedro Bruzzi, gestor do FIP Coordenação

Em 2021, assim como o Bioma Cerrado, o Programa de Investimentos Florestais (FIP) no Brasil e os Projetos que o compõem demonstraram sua capacidade de alcançar resultados importantes em condições desafiadoras. Chegamos ao fim do ano com avanços que indicam claramente a relevância do FIP na agenda de conservação ambiental, clima e produção sustentável no Cerrado brasileiro.

O Projeto ABC, encerrado em 2020, segue a partir de seus resultados contribuindo com subsídios à orientação do Plano ABC+ do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na qualidade de política pública, o ABC+ vem sendo bem recebido pelos produtores rurais, tem sido modernizado e ampliado pelo MAPA e vem comprovando que é possível se fazer agricultura no Brasil com respeito ao meio ambiente.

Em 2021, o Projeto Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Cerrado (FIP-CAR) iniciou a atividade de mapeamentos de uso e cobertura do solo, servidões administrativas, hidrografia e relevo nas onze unidades federativas do bioma Cerrado. Esses mapeamentos servirão de insumos à etapa de análise dinamizada do CARs do imóveis rurais e territórios tradicionais, promovendo o avanço no processo de regularização ambiental.

O Projeto DGM FIP Brasil conclui sua jornada com um expressivo conjunto de resultados gerados em seus 64 subprojetos, além dos acúmulos gerados pelo trabalho intenso do Comitê Gestor Nacional, apoiado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) em governança e gestão participativa. O trabalho foi coroado com uma segunda fase de financiamento que terá início no próximo ano.

O FIP Paisagens Rurais avança com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no atendimento às propriedades rurais com assistência técnica e gerencial. Os resultados são colhidos a cada dia e o projeto consolida técnicas de agricultura de baixa emissão de carbono e recuperação de vegetação nativa em paisagens do Cerrado.

O FIP Monitoramento do Cerrado, que caminha para o seu encerramento, comemorou em seminário realizado no dia 16 de dezembro o sucesso de um projeto de abrangência nacional com foco no Cerrado. As parcerias com o INPE, UFG e UFMG proporcionaram ao Ministério da Ciência Tecnologia eInovações a entrega de resultados sólidos na agenda do monitoramento ambiental do Cerrado.

O Projeto FIP Inventário Florestal Nacional no Cerrado também caminha para a finalização de um ciclo de resultados inéditos sobre a riqueza do bioma. Foi possível concluir cerca de 90% da amostragem do bioma. Além das informações precisas sobre a flora, foram produzidas informações sobre os estoques de carbono e socioambientais e sobre a importância social das espécies identificadas. Referendando o seu sucesso, o projeto caminha para a segunda fase, com as negociações em fase avançada.

O FIP Macaúba consolida sistemas silviculturais de produção de óleo e derivados da macaúba em pastagens degradadas do Cerrado. Em parceria com produtores rurais na região de Patos de Minas (MG) e municípios vizinhos, o projeto demonstra, por meio de empreendimentos parceiros, a viabilidade econômica e grande capacidade de fixação de carbono. O projeto é um exemplo de recuperação ambiental com eficiência econômica e contribuição na agenda do Clima.

Por fim, o FIP Coordenação iniciou o processo de avaliação dos Projetos e do Programa. Em parceria com o Grupo Natureza, Sociedade e Conservação (NCS), o Ministério do Meio Ambiente e a Funatura, de forma participativa, com a colaboração dos técnicos e gestores dos Projetos e do Banco Mundial, foi construído um rico processo de avaliação do desempenho, resultados e impactos.

A avaliação será subsídio para o seminário em que comemoraremos os 10 anos do início do PIB/FIP, demonstrando a importância do FIP Coordenação para a sinergia entre os projetos.

Temos a grata percepção de que foi um ano de bastante trabalho para todos envolvidos no Programa, com um gosto de realização e satisfação de estarmos deixando uma contribuição para um planeta mais saudável e a confiança que em 2022 estaremos com mais energia para enfrentar os nossos desafios.