Projeto FIP Coordenação reúne gestores da carteira de projetos PIB/FIP
Neste 10 de maio, gestores dos projetos PIB/FIP se reuniram para compartilhar informações e alinhar a agenda comum para 2022.
No cumprimento de seu objetivo de fortalecer a capacidade do Brasil em coordenar os projetos que compõem o Plano de Investimentos do Brasil para o Fundo de Investimento Florestal (PIB/FIP), o FIP Coordenação realizou, no último dia 10/05, a Reunião de Coordenação com os gestores dos projetos que compõem o Plano. Os encontros de coordenação são parte da agenda de compromissos dos oito projetos no âmbito do PIB/FIP e acontecem anualmente.
As reuniões anuais são um espaço para o intercâmbio de informações entre os gestores e para a avaliação dos projetos, permitindo a difusão do conhecimento e fomentando o diálogo entre os envolvidos. Nesta oportunidade, a pauta foi ampliada para discutir também eventos importantes previstos para 2022.
Participaram da reunião, além dos gestores dos projetos, representantes do Banco Mundial e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O encontro aconteceu em duas etapas: Panorama Atual dos projetos PIB/FIP e Agenda 2022. Coube à Taiana Ramidoff, Gerente de Projetos do MMA, realizar a abertura da reunião e dar as boas-vindas aos participantes. Conduzida por Pedro Bruzzi, gestor do Projeto FIP Coordenação, o encontro se organizou em duas pautas principais.
Panorama atual dos Projetos PIB/FIP
Neste encontro de coordenação, os gestores PIB/FIP apresentaram os status dos projetos atualizando as informações sobre cada iniciativa. Com objetivos particulares e complementares, e em diferentes tempos de execução, os projetos PIB/FIP contribuem, cada qual a sua maneira, para o propósito do FIP de reduzir o desmatamento e a degradação florestal e promover o manejo sustentável das florestas. O FIP aposta nessas ações como forma de diminuir as emissões e aprimorar os estoques de carbono florestal em países em desenvolvimento.
Os projetos FIP DGM e FIP IFN tiveram sua primeira fase concluída e ambos iniciam uma segunda fase este ano. O DGM Fase 2 terá dois anos de implementação e já começou rodadas de seminários com os principais representantes dos povos e comunidades tradicionais e indígenas para o delineamento das próximas ações. O IFN terá sua capilaridade aumentada para outros biomas. Além do Cerrado, Pampa, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal serão inventariados na Fase 2 do projeto.
O FIP Monitoramento, encerrado no final de 2021, recebeu o primeiro lugar no Prêmio SAIN/ME-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional no Governo Federal. O projeto tem a continuidade de suas ações integrada ao FIP Paisagens Rurais, com recursos do Banco Mundial. O FIP Paisagens Rurais, por sua vez, já alcançou a marca de 3,5 mil propriedades que implementam tecnologias de recuperação de pastagens degradadas no âmbito do projeto, das 4 mil previstas. Fortemente prejudicado em razão da pandemia, o projeto, previsto para encerrar-se no final de 2023, solicitou 18 meses de prorrogação.
FIP CAR tem previsão de término para dezembro deste ano. No momento, os mapeamentos temáticos dos onze estados do bioma Cerrado estão em andamento. Esse mapeamento é fundamental para a implantação da análise dinamizada e para subsidiar os estados na formulação de políticas públicas.
A experiência do FIP Macaúba, que tem um desenho diferente dos demais projetos FIP, contribuiu para a consolidação da cultura da macaúba como alternativa econômica na recuperação de pastagens degradadas, e da Inocas como empresa. O projeto está em fase de expansão para as regiões do Nordeste Paraense (PA) e para o Vale do Paraíba (SP).
AGENDA 2022
O acompanhamento e a avaliação dos projetos FIP Brasil são atribuições do FIP Coordenação. Como parte do processo de avaliação que acontece desde 2021, conduzido pelo Grupo NSC em parceria com o FIP Coordenação, está planejada a realização de uma Oficina de Avaliação de Impactos. Prevista para os dias 29 e 30 de junho, a oficina vai acontecer em Brasília, no formato presencial. Seu objetivo é reunir subsídios para a consolidação dos resultados de impacto de cada um dos projetos, e desses sobre o PIB/FIP.
Ainda em 2022, como evento comemorativo dos 10 anos do FIP no Brasil, está prevista a realização do Seminário Internacional – 10 anos do PIB/FIP para os dias 21 e 22/11. O evento tem o objetivo de ser uma oportunidade importante para que os projetos apresentem seus avanços e principais resultados.
O Programa de Investimento Florestal (FIP) é uma iniciativa do Fundo Estratégico para o Clima (SCF), que é parte do Fundo de Investimento Climático (CIF). Os recursos do CIF são originários de diferentes doadores e são administrados pelo Banco Mundial. A participação do País no FIP se consolida por intermédio do Plano de Investimentos do Brasil (PIB). Seu objetivo é promover o uso sustentável da terra e a melhoria da gestão florestal no bioma Cerrado. O FIP Coordenação integra a carteira de oito projetos FIP no Brasil e é responsável por acompanhar, articular, integrar e disponibilizar informações dos projetos PIB/FIP. Tem a Funatura como agência executora, e o MMA como coordenador técnico.
Conheça mais sobre cada um dos projetos PIB/FIP clicando aqui.