DESTAQUES
Equipes do Banco Mundial e do projeto FIP CAR se reúnem em missão de apoio e implementação
Nos dias 8 e 9 de agosto, equipes do projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Cerrado (FIP CAR) e do Banco Mundial se reuniram para compartilhar informações sobre o andamento do projeto.
Foram apresentados os resultados parciais dos indicadores propostos, os resultados e as atividades em execução.
De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão executor do projeto, o FIP CAR apoiou a inscrição de mais de 35 mil pequenos produtores e 20 mil famílias de povos e comunidades tradicionais em quatro estados do bioma Cerrado: Minas Gerais, Goiás, Maranhão e Piauí. Para Pedro Corrêa Neto, diretor-geral do SFB, o FIP CAR “representa um esforço de gestão ao longo de uma década”. E destaca: “A contribuição do projeto para a agenda florestal é preciosa”.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico que traz informações detalhadas sobre cada imóvel rural, como área total, áreas destinadas à preservação permanente e Reserva Legal. Esse robusto banco de dados georreferenciados tem por objetivo planejar e assegurar o cumprimento da legislação ambiental nas propriedades, ao fornecer informações essenciais para o monitoramento da vegetação nativa mantida nos imóveis rurais particulares. A obrigatoriedade do cadastro está prevista no Código Florestal (Lei 12.651/2012) e é a etapa inicial do processo de regularização ambiental.
Um dos objetivos do projeto FIP CAR é apoiar pequenos proprietários e possuidores de terra na regularização ambiental, com vistas ao controle do desmatamento e ao aumento da recuperação e da conservação da vegetação nativa.
O FIP CAR é um dos oito projetos que compõem a carteira do Programa de Investimento Florestal (FIP) no Brasil. Iniciado em 2017, seu encerramento está previsto para o final de 2022.