PLANO DE INVESTIMENTOS DO BRASIL
PARA O FIP
Sobre o PIB
O Plano de Investimentos do BrasilO Plano de Investimentos do Brasil (PIB) almeja promover o uso sustentável da terra e a melhoria da gestão florestal no bioma Cerrado, segundo maior bioma do País e da América do Sul, contribuindo para a redução da pressão sobre as florestas remanescentes, para a redução das emissões de GEE e para o aumento do sequestro de CO2.
Para tal, articulam-se ações de três ministérios (MMA, MCTIC e MAPA), com foco na construção de sinergias que potencializem os impactos de um conjunto de políticas setoriais voltadas à redução do desmatamento mediante: (i) aprimoramento da gestão ambiental em áreas já antropizadas e (ii) geração e disponibilização de informações ambientais, que deverão abranger toda a área ocupada pelo bioma. Um quarto ministério, o Ministério da Fazenda (MF) atuará como Coordenador Focal Nacional.
O Brasil foi escolhido como um dos oito países-piloto que foram convidados a participar do Programa. O Brasil acedeu a este convite o que permitiu iniciar o processo de elaboração do Plano de Investimentos através de uma missão exploratória que teve lugar em Brasília de 23 a 26 de maio de 2011.
Para mais informações, acesse os videos abaixo sobre o PIB:
CONTEXTO E ANTECEDENTES
Objetivos
O Plano de Investimentos do Brasil (PIB) buscará a promoção do uso sustentável das terras no Bioma Cerrado, incluindo aquelas degradadas ou subutilizadas, e a melhoria da gestão florestal e do uso da terra, visando a reduzir a pressão sobre as florestas remanescentes e contribuindo para redução das emissões de GEE e aumento do sequestro de CO2.
O PIB pretende apoiar a implementação de importantes planos e programas nacionais com ações que possuem como foco a redução do desmatamento e redução da pressão pelo desflorestamento no segundo maior bioma do País.
Marco Lógico
O marco lógico e de resultados do PIB propõe a estrutura de intervenções específicas em torno da finalidade transformacional dos objetivos gerais do Plano de Investimentos.
Os projetos do Plano de Investimentos focam duas áreas temáticas: