CARREGANDO…
5

DESTAQUES

2783

DESTAQUES

Voltar

Portal disponibiliza banco de imagens e dados do Inventário Florestal Nacional

Profissionais em campo no Cerrado de Goiás. Foto: Geliane Rocha – Saltus/SFB

Dados inéditos do Inventário Florestal Nacional (IFN) estão disponíveis para consulta e download no portal do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF). O projeto FIP (Forest Investment Program, FIP na sigla em inglês) é parceiro na iniciativa.

“O projeto FIP forneceu apoio de consultores para extração, processamento e análise dos dados no Cerrado”, explica o coordenador-geral do projeto FIP IFN, Gustavo Stancioli Campos de Pinho.

As informações estão apresentadas por estados do Brasil, reunidas em unidades amostrais, espécies, dados biofísicos das árvores, uso da terra, solos, ações antrópicas, entre outros.

O FIP apoiou a coleta de dados no bioma Cerrado que ainda serão lançados na plataforma. Já estão disponíveis informações dos estados do Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Sergipe. Novos dados serão disponibilizados à medida que os dados forem verificados e organizados.

A analista ambiental do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) Raquel Leão explica que a coleta de dados se dá em unidades amostrais a cada 20 quilômetros de distância por todo o país. “As equipes de campo medem as árvores, fazem coletas botânicas e de solo, entrevistam pessoas que moram na região sobre uso e percepção dos recursos florestais”, conta.

Além dos dados abertos, o SFB disponibilizou o banco de imagens do IFN. As fotografias têm como objetivo apresentar aos usuários as imagens registradas durante a realização das atividades de coleta. O banco está dividido entre as fotos gerais e as fotos obrigatórias.

As fotos gerais, ou demonstrativas, são registros feitos pelas equipes em diversas etapas do trabalho – levantamento de campo, identificação botânica nos herbários, trabalho de análise ou reuniões e eventos técnicos.

Já as fotos obrigatórias são imagens obtidas durante a coleta dos dados biofísicos, como uma etapa da metodologia de levantamento de dados do inventário.

Até o momento, o banco possui 6.837 imagens demonstrativas e 191.054 imagens obrigatórias.

Acesse aqui a plataforma.

Veja, no vídeo, como consultar os dados.