Projeto Paisagens Rurais
Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado
O Projeto é resultado da integração de ações de três projetos do FIP (ABC + CAR + FM), visa a implantação de técnicas de recuperação de pastagens degradadas e recomposição de ativos ambientais (reservas legais e áreas de preservação permanentes), somadas ao monitoramento da paisagem por satélite. O sucesso da iniciativa baseia-se no aumento da renda do proprietário rural associada a ganhos ambientais. As atividades ocorrerão em 10 bacias hidrográficas do Bioma Cerrado, definidas como as unidades de paisagem do Projeto, e atenderão 4.000 propriedades rurais. Estas bacias possuem a predominância de atividades pecuárias, com grande parte da sua área ocupada por pastagens degradadas e passivos ambientais relacionados a APP e Reserva Legal. A recuperação destas áreas será realizada pelo proprietário rural e orientada pela assistência técnica e gerencial (ATeG) fornecida pelo Projeto por, no mínimo, dois anos. As técnicas de recuperação ofertadas são as mais modernas e de menor custo ao proprietário.
Objetivo Geral
Fortalecer a implementação de práticas agrícolas de conservação ambiental, restauração e emissão de baixas emissões de carbono em bacias hidrográficas selecionadas do bioma Cerrado do Brasil.Objetivos Específicos
Principais Ações
Seleção de 10 bacias hidrográficas com pastagens e ativos ambientais degradados
Capacitações de técnicos de campo em recuperação de pastagens e ativos ambientais
Assistência técnica e gerencial para proprietários rurais focado na recuperação de pastagens e ativos ambientais nas 10 bacias hidrográficas
Monitoramento em campo e por sensoriamento remoto visando mensurar as mudanças no uso do solo das 10 bacias hidrográficas.
Orçamento
USD 21,000,000.00
Período de Execução
5 anos, a partir de novembro de 2018.
Coordenação
Técnica
Serviço Florestal Brasileiro (SFB)
e Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Parceiros:
Também participarão como implementadores o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTIC), que integra o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
Beneficíarios
- 4.000 proprietários rurais.
- 240 técnicos capacitados em recuperação de pastagens e ativos ambientais degradados.
DASHBOARD
SAIBA MAISDOCUMENTOS
Coordenação do Projeto
PROJETOS
Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executado pela Fundação Pró-Natureza (FUNATURA), tem por objetivo fortalecer a capacidade da República Federativa do Brasil de coordenar os projetos do Plano de Investimento do Brasil (PIB) e de supervisionar, planejar, monitorar, avaliar e prestar contas sobre a implementação do PIB, bem como promover a sinergia na implementação destes projetos.
Conheça o Projeto…
Coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), executado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tem por objetivo aumentar a capacidade institucional do Brasil de monitorar o desmatamento, fornecer informações sobre riscos de incêndios florestais e estimar as emissões de GEE associadas aos incêndios florestais no Cerrado.
Conheça o Projeto…
O Projeto atua no fortalecimento da capacidade das Agências Estaduais responsáveis pelas políticas ambientais para que implementem as diferentes fases do CAR. As ações incluem a elaboração do cadastro ambiental rural de pequenos imóveis rurais e territórios de povos e comunidades tradicionais (PCTs), treinamento de técnicos das Agências Estaduais para todas as etapas do CAR, bem como a implementação de Programas de Regularização Ambiental (PRAs).
Conheça o Projeto…
Executado pela ONG Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), tem por objetivo fortalecer a participação dos povos indígenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais do Bioma Cerrado, no FIP, REDD+ e outros programas similares orientados para o Clima nas esferas locais, nacionais e global; e contribuir para aprimorar o modo de vida e o manejo sustentável da floresta e da terra em seus territórios.
Conheça o Projeto…