CARREGANDO…
5

DESTAQUES

2678

DESTAQUES

Voltar

Técnicos de campo recebem orientações sobre conservação do solo e da água

Em tempos de pandemia Covid-19, trabalho on-line

Mais de 60 pessoas acompanharam o webinário Conservação do solo e da água realizado na manhã da quarta-feira (9/12), no âmbito do projeto FIP Paisagens Rurais.

Promovido pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento foi acompanhado por coordenadores, supervisores e técnicos de campo envolvidos no projeto FIP Paisagens Rurais e no programa Águas do Agro, da Mapa.

A diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini, abriu a programação destacando a sinergia entre os projetos, em especial as tecnologias desenvolvidas e aplicadas no âmbito do projeto ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que estão sendo replicadas em outras iniciativas, como o FIP Paisagens Rurais. “Técnicas de conservação de solo com métodos de conservação da água vão ao encontro da nossa estratégia de promover uma agricultura mais sustentável para as próximas décadas”, declarou.

O projeto FIP Paisagens Rurais vai beneficiar quatro mil propriedades rurais de bacias selecionadas do bioma Cerrado, envolvendo os estados de Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins. Produtores rurais receberão Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita, promovida pelo Senar.

A coordenadora do Paisagens Rurais no Senar, Bárbara Evelyn Silva, ressaltou que o sucesso das ações e o alcance dos objetivos do projeto dependem da transferência de tecnologias e disseminação de conhecimentos realizados de forma contínua. “Em especial, na preparação das equipes de campo, que estarão em contato direto com os produtores beneficiados. Neste sentido, os assuntos abordados no evento contribuirão para que os coordenadores, técnicos e supervisores tenham ainda mais recursos para desenvolver a AteG com foco na gestão integrada da paisagem”, disse.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, José Felipe Ribeiro, destacou que o compartilhamento de conhecimentos reforça a importância da integração da pesquisa proporcionada pela instituição e transferência de conhecimentos via Senar.

“Capacitar a equipe para participar da gestão da propriedade rural, por meio do manejo sustentável da água, do solo e da biodiversidade em agroecossistemas e em ecossistemas naturais é fundamental. A aplicação dos conceitos abordados no webinário para a adoção de estratégias de recuperação e renovação de pastagens degradadas, recomposição da vegetação nativa e conservação da biodiversidade no bioma Cerrado vai ser complementar às atividades nas propriedades”, explicou José Felipe.

PAINÉIS

No primeiro painel, o pesquisador da Embrapa, Sergio Abud, expôs os impactos do manejo e da conservação da água e do solo, demonstrando os fatores que afetam a produtividade na lavoura. O pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin, detalhou os desafios do adensamento e compactação dos solos e seus impactos na sustentabilidade da atividade agropecuária.

Já no segundo painel, as boas práticas agrícolas para o manejo e a conservação de solo foram apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Marco Aurélio Carolino de Sá. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Dourados, Júlio Cesar Salton, mostrou aos participantes a contribuição das plantas de cobertura para melhoria do perfil do solo.

FIP PAISAGENS RURAIS

O Projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP, sigla em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Embrapa.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Confederação Nacional da Agricultura