DESTAQUES
Workshop de três dias aborda monitoramento e preservação do Cerrado
Em parceria com a MundoGeo, plataforma especializada em geotecnologias, o projeto FIP Monitoramento Cerrado promove um workshop entre os dias 27 e 29 de abril para apresentar as ferramentas e sistemas utilizados, no Brasil, para o monitoramento da cobertura vegetal do Cerrado.
On-line e gratuito, o workshop vai mostrar o trabalho de monitoramento do desmatamento e simulações de propagação do fogo que auxiliam o país na prevenção de riscos de queimadas, assim como no cálculo das estimativas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O evento também vai apresentar as principais políticas públicas relacionadas ao tema; exemplos de como alguns municípios utilizam as ferramentas para controlar áreas preservadas e terras agrícolas; a experiência dos brigadistas no controle de focos de incêndio em reservas naturais; e, ainda, oferecerá oficinas virtuais para capacitação sobre as funcionalidades e o uso das ferramentas.
Participam representantes do Banco Mundial, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais e outros parceiros e convidados.
As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site do FIP Monitoramento Cerrado. Os participantes receberão certificado ao final.
CONFIRA A LIVE PREPARTÓRIA
A live Descubra como Utilizar as Ferramentas e os Dados de Monitoramento do Cerrado aconteceu no dia 13 de abril e teve um público de mais de 400 pessoas. O evento on-line contou com a participação de pesquisadores do projeto FIP Monitoramento Cerrado, que explicaram como são coletadas e aplicadas as informações referentes ao monitoramento do bioma. O evento foi uma prévia do workshop.
Para o pesquisador do Inpe e coordenador técnico do FIP Monitoramento Cerrado, Jean Ometto, o Brasil tem avançado no domínio tecnológico e na coleta de dados geográficos, e o projeto contribui com o desenvolvimento de ferramentas e na distribuição de informações públicas para auxiliar a gestão pública do território nacional.
“O projeto Monitoramento Cerrado é uma grande integração entre instituições que trabalham em prol do planejamento territorial e da utilização consciente dos recursos naturais do país”, disse ele.
Assista aqui à gravação da live.