Carregando…
5

DESTAQUES

3368

DESTAQUES

Voltar

FIP Paisagens Rurais e Banco Mundial realizam missão técnica em Tocantins

Em visita a propriedades rurais em Tocantins, um dos sete estados que recebem ações do projeto FIP Paisagens Rurais, gestores/as verificaram a implementação das atividades em campo.

O FIP Paisagens Rurais tem como objetivo fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambiental e práticas agrícolas de baixas emissões de carbono em bacias hidrográficas selecionadas do bioma Cerrado. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), o projeto é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês), por meio do Banco Mundial.

A missão proporcionou conhecermos a fundo a qualidade da execução do projeto. De forma geral, percebemos um salto no entendimento dos produtores sobre a importância da sustentabilidade ambiental no campo, valorizando a recuperação de nascentes em suas propriedades e manejo animal e vegetal de excelência.  A qualidade do pasto tem melhorado, e com isso eles têm conseguido melhor produtividade e renda,

avaliou o economista agrícola sênior do Banco Mundial, Leonardo Bichara, que participou da viagem.

Para a especialista sênior em Meio Ambiente e uma das coordenadoras do FIP Paisagens Rurais pelo Banco Mundial Bernadete Lange, de forma geral, ainda é um grande desafio mostrar aos produtores rurais que é possível aliar produtividade com responsabilidade ambiental:

A assistência técnica oferecida pelo projeto tem esse papel importante, mostrando para o produtor que é possível produzir mais e, também, conservar. É possível garantir água potável, proteger as nascentes, as florestas e estar em conformidade com a lei.

A receptividade dos produtores rurais às tecnologias ABC, de produção sustentáveis e de baixa emissão de carbono, foi destacada pelo gestor do projeto pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI/Mapa), Sidney Medeiros. “Ao visitar e conhecer as propriedades, a gente vê que os produtores estão sendo capacitados e percebem que realmente há um ganho na adoção das práticas ABC e eles começam a caminhar com as próprias pernas. Eles mesmos percebem as vantagens e os ganhos na produção”, ressaltou.

A visita de campo foi realizada na região central do estado de Tocantins, onde o projeto FIP Paisagens Rurais atende 520 produtores e produtoras rurais, distribuídos em 12 munícipios. A equipe teve a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas em três propriedades, duas no município de Chapada de Areia e outra em Monte Santo. Com perfis e desafios diferentes, os produtores rurais apresentaram as ações desenvolvidas em parceria com os técnicos de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que prestam Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita, por meio do projeto, realizando visitas mensais ao longo de dois anos.

 

BENEFÍCIOS

Em Chapada de Areia, a equipe conheceu Edilson Milhomem, um dos beneficiários do projeto, que relatou:

Sempre me preocupei com a questão ambiental da fazenda, mas muitas práticas que hoje eu adotei vieram após o início da ATeG como, por exemplo, o cercamento das áreas de vegetação nativa e das represas, impedindo o acesso dos animais.

Ainda em Chapada de Areia, a equipe visitou a fazenda São Francisco, do produtor rural Alenildo Vicente Soares. Com a ajuda do técnico Hugo Rodrigues Feitosa, ele aplica tecnologias ABC em cerca de 84 hectares de uma área total de 121 ha. Já em Monte Santo,  o produtor Ivacy Fonseca contou que “já adotou a recuperação das pastagens degradadas e das erosões” em sua propriedade Fazendinha, onde planeja o isolamento total de nascentes.

As visitas de campo são importantes para atestar os resultados das atividades recomendadas e verificar a disseminação de conceitos de preservação ambiental junto aos produtores e produtoras rurais que participam do projeto. Esses produtores já estão entendendo a importância de preservar as nascentes, as áreas de preservação permanente (APPs) não apenas como uma obrigação prevista na Lei 12.651/2012, mas como benefícios que os remanescentes de vegetação nativa proporcionam ao imóvel rural, como por exemplo, melhoria na quantidade e qualidade da água, o que propicia maior produtividade em suas propriedades rurais.

finalizou a coordenadora técnica do FIP Paisagens Rurais pelo SFB, Lilianna Mendes Latini Gomes.

O PROJETO

O projeto FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), com parceria do, da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Embrapa e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).