PLANO DE INVESTIMENTOS DO BRASIL

PARA O FIP

Sobre o PIB

O Plano de Investimentos do Brasil

O Plano de Investimentos do Brasil (PIB) almeja promover o uso sustentável da terra e a melhoria da gestão florestal no bioma Cerrado, segundo maior bioma do País e da América do Sul, contribuindo para a redução da pressão sobre as florestas remanescentes, para a redução das emissões de GEE e para o aumento do sequestro de CO2.

Para tal, articulam-se ações de três ministérios (MMA, MCTIC e MAPA), com foco na construção de sinergias que potencializem os impactos de um conjunto de políticas setoriais voltadas à redução do desmatamento mediante: (i) aprimoramento da gestão ambiental em áreas já antropizadas e (ii) geração e disponibilização de informações ambientais, que deverão abranger toda a área ocupada pelo bioma. Um quarto ministério, o Ministério da Fazenda (MF) atuará como Coordenador Focal Nacional.

O Brasil foi escolhido como um dos oito países-piloto que foram convidados a participar do Programa. O Brasil acedeu a este convite o que permitiu iniciar o processo de elaboração do Plano de Investimentos através de uma missão exploratória que teve lugar em Brasília de 23 a 26 de maio de 2011.

Para mais informações, acesse os videos abaixo sobre o PIB:

 

CONTEXTO E ANTECEDENTES

Objetivos

O Plano de Investimentos do Brasil (PIB) buscará a promoção do uso sustentável das terras no Bioma Cerrado, incluindo aquelas degradadas ou subutilizadas, e a melhoria da gestão florestal e do uso da terra, visando a reduzir a pressão sobre as florestas remanescentes e contribuindo para redução das emissões de GEE e aumento do sequestro de CO2.

O PIB pretende apoiar a implementação de importantes planos e programas nacionais com ações que possuem como foco a redução do desmatamento e redução da pressão pelo desflorestamento no segundo maior bioma do País.

Marco Lógico

O marco lógico e de resultados do PIB propõe a estrutura de intervenções específicas em torno da finalidade transformacional dos objetivos gerais do Plano de Investimentos.

Os projetos do Plano de Investimentos focam duas áreas temáticas:

Resultados Esperados

Manejo sustentável adotado em áreas já convertidas; 
Informações ambientais produzidas e disseminadas e florestas e paisagens florestais manejadas de forma sustentável para abordar causas de desmatamento e degradação florestal; 
Capacidade de abordar causas imediatas e subjacentes do desmatamento degradação florestal aumentada; 
Recursos novos e adicionais para florestas e projetos relacionados a florestas; 
Integração de aprendizagem através do desenvolvimento de atores ativos no tema REDD+.

RELATÓRIO DE
MONITORAMENTO DO FIP

SAIBA MAIS

ARRANJO INSTITUCIONAL DE
IMPLEMENTAÇÃO DO PIB/FIP

SAIBA MAIS

DASHBOARD

SAIBA MAIS

DOCUMENTOS

Relatório de Monitoramento 2020

VISUALIZAR

Plano de Investimento do Brasil para o FIP

VISUALIZAR