NOTÍCIAS

07/03

FIP Paisagens Rurais e Banco Mundial realizam missão técnica em Tocantins


Em visita a propriedades rurais em Tocantins, um dos sete estados que recebem ações do projeto FIP Paisagens Rurais, gestores/as verificaram a implementação das atividades em campo.
+ Leia mais…

09/02

Estão abertas as chamadas para projetos no FIP DGM Brasil – Fase 2


O projeto FIP DGM Brasil acaba de lançar os editais para a chamada de subprojetos de sua Fase 2. Ao todo, 22 projetos podem ser contemplados.
+ Leia mais…

30/01

Projeto FIP DGM Brasil dá início às atividades para a realização de sua Fase 2


Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, representantes de povos indígenas, quilombolas e tradicionais (PIQCTs) do Cerrado estiveram em Brasília pelo projeto FIP DGM Brasil. O objetivo deste encontro foi planejar as ações para a Fase 2 do projeto.
+ Leia mais…

08/12

FIP DGM Brasil visita o projeto DGM em Moçambique para intercâmbio de saberes

Foto: DGM Global
Foto: DGM Global. Da esquerda para a direita, a equipe do FIP DGM Brasil com Mayk Arruda, Giba Tuxá e Lucely Pio, acompanhada de Eta (da equipe de comunicação do WWF Moçambique) e Polyana Mendonça (consultora do Banco Mundial)

 

Em seu objetivo de favorecer a troca de conhecimento, o DGM Global incentiva algumas modalidades de intercâmbio. Nesse contexto, representantes do FIP DGM Brasil visitaram o continente africano para conhecer as iniciativas do DGM Moçambique.
+ Leia mais…

13/09

Neste 11 de setembro, Dia do Cerrado, o Programa de Investimento Florestal no Brasil tem muito a comemorar


No ano em que o Programa de Investimento Florestal (FIP) celebra 10 anos de implementação no Brasil, muitos são os seus resultados. Eles se traduzem em benefícios reais para o Cerrado, sua fauna e flora, seu povo e para todos nós.


+ Leia mais…

05/09

Equipes do Banco Mundial e do projeto FIP CAR se reúnem em missão de apoio e implementação


Nos dias 8 e 9 de agosto, equipes do projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Cerrado (FIP CAR) e do Banco Mundial se reuniram para compartilhar informações sobre o andamento do projeto.
+ Leia mais…

29/07

Avaliação Participativa do PIB/FIP reúne técnicos(as), gestores(as) e beneficiários(as) dos oito projetos em Brasília


Nos dias 29 e 30 de junho, os projetos que compõem o Plano de Investimentos do Brasil (PIB) para o Programa de Investimento Florestal (FIP) estiveram juntos, em um encontro que reuniu cerca de 80 pessoas de dez estados brasileiros e Distrito Federal. A Oficina de Avaliação de Impactos aconteceu no prédio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.


+ Leia mais…

17/05

Projeto FIP Coordenação reúne gestores da carteira de projetos PIB/FIP


Neste 10 de maio, gestores dos projetos PIB/FIP se reuniram para compartilhar informações e alinhar a agenda comum para 2022.
+ Leia mais…

05/05

Projeto FIP Paisagens Rurais capacita técnicos para o trabalho de campo na Bahia


Nos dias 28 e 29 de abril, técnicos do projeto FIP Paisagens Rurais com atuação no estado da Bahia participaram de evento de capacitação. O objetivo do treinamento foi conhecer as especificidades do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), o sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) usado no estado.


+ Leia mais…

19/04

Os projetos PIB/FIP no contexto da conservação do solo


 

Desde 1990, o Brasil comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo em 15 de abril. A data propõe uma reflexão sobre a importância do solo e aponta para a necessidade de sua conservação.


+ Leia mais…

05/01

Editorial: Entrando 2022 com 10 anos de Programa FIP no Brasil


Por Pedro Bruzzi, gestor do FIP Coordenação

Em 2021, assim como o Bioma Cerrado, o Programa de Investimentos Florestais (FIP) no Brasil e os Projetos que o compõem demonstraram sua capacidade de alcançar resultados importantes em condições desafiadoras. Chegamos ao fim do ano com avanços que indicam claramente a relevância do FIP na agenda de conservação ambiental, clima e produção sustentável no Cerrado brasileiro.


+ Leia mais…

20/12

Parceiros do FIP Paisagens Rurais se reúnem na última missão de supervisão do ano

Foto: Lara Montenegro/GIZ

Nos dias 14 e 15 de dezembro, as equipes das instituições e parceiros envolvidos na implementação e execução do projeto FIP Paisagens Rurais se reuniram para a última Missão de Supervisão do ano. Realizado em formato híbrido, online e presencialmente, o encontro teve como objetivo avaliar avanços e resultados alcançados pelo projeto, discutir sobre as lições aprendidas e definir perspectivas para as próximas etapas.
+ Leia mais…

13/12

Evento encerra atividades do FIP Monitoramento Cerrado


Após quatro anos e meio, o FIP Monitoramento Cerrado encerra suas atividades no final de dezembro. Para apresentar os resultados do projeto, acontece em Brasília no dia 16 de dezembro, a partir das 9h, um encontro híbrido com todas as equipes participantes da iniciativa.
+ Leia mais…

22/11

Projetos Inventário Florestal Nacional e Monitoramento Cerrado trocam experiências em oficina on-line


A Oficina Intersetorial Reflexões sobre o Avanço dos Projetos FIP Monitoramento Cerrado e FIP Inventário Florestal Nacional (IFN) do Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimentos Florestais (PIB/FIP) reuniu 26 participantes on-line na quarta-feira (17/11). As ações integradas e os resultados dos projetos  proporcionam benefícios para a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.


+ Leia mais…

03/11

Projetos ABC, Paisagens Rurais e Macaúba compartilham avanços


Cerca de 35 pessoas participaram da oficina intersetorial Reflexões sobre os Avanços dos Projetos – FIP ABC, Paisagens Rurais e Macaúba no contexto do Programa de Investimento Florestal do Brasil PIB/FIP, realizada no dia 26 de outubro na modalidade on-line.


+ Leia mais…

17/09

Artigo: Colhendo os frutos de uma década de trabalho no Cerrado brasileiro

Pequi: espécie endêmica do bioma Cerrado. Foto: Acervo Funatura

Por Bernadete Lange*

Árvores com troncos retorcidos, inúmeras cachoeiras, uma fauna e flora resistentes ao período  de seca anual e a eventos periódicos de fogo. Assim é o Cerrado, o segundo maior bioma do país, com uma área de 2.036.448 km2, celebrado neste 11 de setembro no Brasil. Ocupando cerca de 22% do território brasileiro, o elevado potencial aquífero do Cerrado renderam-lhe o apelido de “caixa d’água” por abrigar as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Aqui, estima-se um total de 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas, 199 espécies de mamíferos, e uma rica avifauna de 837 espécies[i].


+ Leia mais…

16/09

Cenários e perspectivas para o Cerrado: webinar reúne mais de mil pessoas


Cerca de 1.500 pessoas participaram do Webinar Cerrado: Cenários e Perspectivas, no dia 10/09, promovido pelo FIP Monitoramento Cerrado para celebrar o Dia Nacional do Cerrado, que desde 2003 é comemorado no dia 11 de setembro. 


+ Leia mais…

15/09

Quem produz também cuida: live encerra Semana do Cerrado

Live: boas práticas agropecuárias para o Cerrado. Foto: Euclides Maranhão/Embrapa

Como parte das comemorações do Dia do Cerrado, celebrado no último sábado (11/09), será realizada na sexta-feira (17), às 9h, a live “Cerrado: quem produz também cuida”. O objetivo é promover as tecnologias desenvolvidas para a conservação dos recursos naturais e as boas práticas agropecuárias para o bioma. Assista aqui a gravação.


+ Leia mais…

19/08

Projetos do Fundo de Investimento Florestal passam por avaliação de impactos

Reunião on-line: três horas de duração e 32 participantes.

Nesta quarta-feira (18/08), os gestores dos oito projetos do programa PIB/FIP (Plano de Investimentos do Brasil para o Fundo de Investimento Florestal) reuniram-se com os representantes do Grupo Natureza, Sociedade e Conservação (NSC) para conhecer a metodologia de avaliação pela qual passarão os projetos da carteira de investimento internacional.


+ Leia mais…

04/08

Equipes de campo recebem capacitação técnica

O FIP Paisagens Rurais prevê a recuperação de 100 mil ha de pastagens degradadas. Foto: Senar

Cerca de 40 técnicos de campo e supervisores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) acompanharam, na última quinzena de julho, um curso virtual de recuperação produtiva de pastagens e recomposição da vegetação nativa. A capacitação foi coordenada por pesquisadores da Embrapa Cerrados, no âmbito do projeto FIP Paisagens Rurais.


+ Leia mais…

02/08

Clipping: FIP Paisagens Rurais no programa “Nosso Agro” da Band


A família do agricultor e pecuarista Claudiney Souza cercou uma área de três hectares para proteger as nascentes do trânsito do gado da fazenda. No programa “Nosso Agro”, da Band, o propreitário rural, sua família e os técnicos do Senar, que prestaram a assitência técnica e gerencial (AReG), contam um pouco como foi o processo e os ganhos a partir dos conhecimentos adquiridos.


+ Leia mais…

01/07

FIP Paisagens Rurais promove oficina com parceiros em Mato Grosso do Sul

Oficina on-line: modalidade de trabalho desde março de 2020.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, o projeto FIP Paisagens Rurais promoveu uma oficina de apresentação para os parceiros do estado, no último dia 24 de junho. O evento finalizou a rodada de encontros virtuais com as entidades parceiras nos sete estados de atuação do projeto e reuniu mais de 50 pessoas.


+ Leia mais…

15/06

Terraclass mostra o uso e cobertura da terra no bioma Cerrado


Conhecer e mapear o uso e a cobertura da terra para identificar e qualificar quais são as principais atividades antrópicas desenvolvidas nas unidades territoriais é o objetivo do sistema TerraClass.


+ Leia mais…

14/06

Regularização ambiental de imóveis rurais no Cerrado avança

Visita técnica, antes da pandemia, para inscrição de pequenos imóveis rurais no CAR, em Januária (MG). Foto: Hominus Engenharia

O Banco Mundial aprovou o relatório de progresso físico-financeiro do FIP CAR de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no bioma Cerrado, referente ao ano de 2020. O objetivo maior do projeto é contribuir com o aumento da regularidade ambiental entre os imóveis rurais do Cerrado, aumentando a conformidade dos imóveis com a Lei 12.651/2012.


+ Leia mais…

31/05

Na fase final, Projeto DGM Brasil avalia os subprojetos

Reunião on-line em tempos de pandemia

O projeto FIP DGM Brasil, sob a responsabilidade do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/MN), realiza, desde abril, o processo de avaliações finais dos seus 64 subprojetos.


+ Leia mais…

27/05

Equipe e parceiros do FIP Paisagens Rurais participam de missão de supervisão do Banco Mundial

Reunião on-line: representatividade

De 17 a 20 de maio, cerca de 35 pessoas participaram da quinta Missão de Apoio à Implementação e Supervisão do Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado. O encontro on-line reuniu todas as instituições e parceiros envolvidos na implementação e execução do projeto FIP Paisagens Rurais, como é conhecido.


+ Leia mais…

20/05

Oficinas do FIP Paisagens Rurais fortalecem relação com os estados

FIP: dois anos de assistência técnica a quatro mil pecuaristas de corte e leite. Foto: Divulgação

Identificar atores locais, construir sinergias com outros projetos e ações, fomentar a formação de redes e fortalecer parcerias. Com esses objetivos, a equipe do FIP Paisagens Rurais está realizando oficinas on-line com os estados contemplados pelo projeto. No último mês, foram três: Bahia, Maranhão e Tocantins.


+ Leia mais…

05/05

Confira o balanço do workshop sobre monitoramento do Cerrado

Trecho do workshop: capacitação on-line sobre a plataforma Cerrado DPAT

Os 1.300 inscritos no Workshop de Monitoramento do Cerrado aprofundaram o conhecimento e receberam capacitação sobre os dados, a metodologia e as ferramentas e sistemas utilizados no Brasil para o monitoramento da cobertura vegetal do Cerrado.


+ Leia mais…

20/04

Workshop de três dias aborda monitoramento e preservação do Cerrado


Em parceria com a MundoGeo, plataforma especializada em geotecnologias, o projeto FIP Monitoramento Cerrado promove um workshop entre os dias 27 e 29 de abril para apresentar as ferramentas e sistemas utilizados, no Brasil, para o monitoramento da cobertura vegetal do Cerrado.


+ Leia mais…

12/04

Pesquisadores apresentam plataformas gratuitas para monitorar o Cerrado


Em evento on-line e gratuito, pesquisadores do Projeto FIP Monitoramento vão demonstrar o uso de ferramentas que compõem os Sistemas de Prevenção de Queimadas e de Monitoramento da Cobertura Vegetal no Bioma Cerrado. A live será na terça-feira (13/04), das 11h às 12h.


+ Leia mais…

07/04

Portal disponibiliza banco de imagens e dados do Inventário Florestal Nacional

Profissionais em campo no Cerrado de Goiás. Foto: Geliane Rocha – Saltus/SFB

Dados inéditos do Inventário Florestal Nacional (IFN) estão disponíveis para consulta e download no portal do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF). O projeto FIP (Forest Investment Program, FIP na sigla em inglês) é parceiro na iniciativa.


+ Leia mais…

19/03

Projetos apresentam resultados com adaptações à pandemia

Reunião on-line em 12 de março de 2021.

Na tradicional reunião anual de stakeholders entre as partes interessadas do Plano de Investimentos Florestais do Brasil (FIP, na sigla em inglês), os 22 representantes dos oito projetos e do Banco Mundial abordaram os principais desafios e os resultados obtidos no ano de 2020.


+ Leia mais…

11/03

Mulheres em destaque na gestão integrada da propriedade rural

A zootecnista e técnica do Senar Pércia Rocha atua em 25 propriedades mineiras. Foto: Arquivo pessoal

Na semana do Dia Internacional da Mulher, trazemos uma matéria especial sobre a participação das mulheres no gerenciamento das propriedades rurais. Segundo dados do último Censo Agropecuário (2017) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19% do total de estabelecimentos agropecuários no Brasil é gerido por mulheres – quase um milhão de 5,7 milhões de propriedades.


+ Leia mais…

24/02

Plataforma inédita reúne dados sobre o Cerrado

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás. Foto: Natália Barros/Lapig-UFG

A Plataforma de Conhecimento do Cerrado, criada pela Universidade Federal de Goiás com parceiros como o projeto FIP Monitoramento Cerrado, oferece dados socioambientais qualificados sobre o bioma, além de informações confiáveis sobre o uso do solo, biodiversidade e socioeconomia.
 


+ Leia mais…

19/02

Oficina do FIP Paisagens Rurais discute parcerias em Mato Grosso

O encontro on-line reuniu 60 participantes

Com uma agenda de regularização ambiental, o encontro on-line realizado em 11 de feveriro proporcionou a identificação de sinergias e trocas de experiências entre o FIP e os projetos que já ocorrem no estado do Mato Grosso.


+ Leia mais…

03/02

Vídeo mostra povos e comunidades atendidos pelo DGM Brasil

Integrantes do projeto Pojianare (Nossa Mata), Mato Grosso. Foto: Imagem do vídeo/Macaca Filmes

O FIP DGM Brasil lançou um vídeo em homenagem aos povos indígenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais atendidas pelo projeto no Cerrado brasileiro.


+ Leia mais…

26/01

Beneficiário do FIP Paisagens Rurais triplica produção de leite em Minas Gerais

Gado leiteiro na fazenda. Foto: Divulgação/Senar Minas

“Antes eu era um tirador de leite, agora estou virando um produtor rural”. É assim que Paulo Antônio da Rocha Guimarães, do município de Canápolis, Minas Gerais, se define. Aos 77 anos, ele não imaginava que a vida na propriedade pudesse ter tantas mudanças. Em 2020, ele viu a sua produção de leite triplicar depois de integrar o projeto FIP Paisagens Rurais.


+ Leia mais…

11/01

FIP Monitoramento Cerrado apresenta balanço das ações e perspectivas para 2021

Cerrado: bioma monitorado. Foto: Leonadro Milano.

Entidades que integram o FIP Monitoramento Cerrado se reuniram para a Missão de Supervisão do Banco Mundial.


+ Leia mais…

10/12

Técnicos de campo recebem orientações sobre conservação do solo e da água

Em tempos de pandemia Covid-19, trabalho on-line

Mais de 60 pessoas acompanharam o webinário Conservação do solo e da água realizado na manhã da quarta-feira (9/12), no âmbito do projeto FIP Paisagens Rurais.


+ Leia mais…

09/12

Curso do FIP ABC transforma propriedade de família na Bahia

Rhámony e seus pais Eliene e Rubson Malheiro. Foto: Arquivo pessoal

A decisão de participar do curso de recuperação de pastagens degradadas transformou a vida da família do jovem Rhámony de Castro Malheiro, do município de Caetité, na Bahia.


+ Leia mais…

02/12

Parceiros do FIP Paisagens Rurais se reúnem para missão de supervisão do Banco Mundial

Reunião on-line com gestores e parceiros do FIP Paisagens Rurais

A quarta Missão de Supervisão do Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro. O encontro, realizado virtualmente, teve como objetivo analisar o alcance dos indicadores do projeto em 2020, identificar o impacto da pandemia nas atividades e discutir o planejamento de ações para o próximo ano.


+ Leia mais…

24/11

FIP Monitoramento Cerrado é prorrogado até 2021

Vista aérea no bioma Cerrado. Foto: João Costa

A prorrogação do prazo para execução do FIP Monitoramento Cerrado, aprovada pelo Banco Mundial no começo do mês de novembro, foi o principal assunto da Reunião Ordinária do Comitê Coordenação Institucional (CCI) do Projeto, que aconteceu na quinta-feira (19).


+ Leia mais…

06/11

Estudo mostra redução de 26,8 mi de hectares de pastagens degradadas após adoção de agropecuária com baixa emissão de carbono

Pastagem recuperada. Foto: iStock/Mapa

Estudo realizado pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG) avaliou, com base na classificação automática de imagens de satélites da série Landsat, o grau de degradação das áreas de pastagens no Brasil no período de influência do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono).


+ Leia mais…

30/10

Oficina apresenta projetos não governamentais no terceiro e último dia


O terceiro dia da Oficina de Monitoramento do Programa de Investimento Florestal (FIP) no Brasil finalizou o encontro on-line com debate entre os representantes dos oito projetos da carteira. Neste último dia, apresentaram resultados os projetos da carteira executados pelo terceiro setor: FIP DGM e FIP Macaúba.


+ Leia mais…

29/10

Segundo dia de Oficina aborda regularização ambiental, monitoramento e produção sustentável no Cerrado

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Foto: Marcelo Scaranari

Com 54 pessoas na sala, o segundo dia da Oficina de Monitoramento promovida pelo FIP Coordenação deu continuidade à troca de informações para auxiliar no estabelecimento de sinergias e compartilhamento dos resultados dos projetos do Programa de Investimento Florestal (FIP) no Brasil.


+ Leia mais…

28/10

Primeiro dia de Oficina on-line reúne 45 participantes


No primeiro dia de Oficina de Monitoramento, o FIP Coordenação proporcionou troca de informações capaz de contribuir com o fluxo de dados e conhecimentos entre os sete projetos do Programa de Investimento Florestal (FIP) no Brasil. No total, 45 pessoas participaram da reunião.


+ Leia mais…

15/10

Agenda: Oficina de Monitoramento apresenta resultados e sinergias

Comunitários na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascente Geraizeira em Rio Pardo de Minas. Foto: Acervo DGM/CAA – Leo Lopes

O Programa de Investimento Florestal (FIP) realiza, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, Oficina de Monitoramento on-line para balanço e avaliação do andamento dos projetos.


+ Leia mais…

09/10

Cerrado DPAT: nova plataforma contextualiza e valida dados de desmatamento do Cerrado


Atualizado em 15/10/2020 – Uma nova plataforma de qualificação dos dados de desmatamento detectados pelos programas Prodes e Deter-Cerrado foi lançada no dia 14 de outubro: a plataforma Cerrado DPAT (sigla em inglês para Deforestation Plygon Assessment Tool).


+ Leia mais…

21/09

Ipê e pequizeiro estão na lista de árvores simbólicas do Inventário Florestal Nacional

Pequizeiro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascente Geraizeira em Rio Pardo de Minas. Foto: Acervo DGM/CAA – Leo Lopes

Espécies emblemáticas do Cerrado, o ipê e o pequizeiro constam na lista divulgada pelo Inventário Florestal Nacional (IFN) neste 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore. A divulgação de dados coletados em campo pelo IFN inclui números de árvores encontradas em campo, medidas, formas de utilização e locais de ocorrência. Confira aqui.


+ Leia mais…

17/09

Projeto Paisagens Rurais capacita técnicos na Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais

Supervisor do projeto em Minas Gerais, Sebastião Rezende. Foto: Adriano Brito

O Projeto Paisagens Rurais está capacitando, por meio de videoconferência, cerca de 100 técnicos de campo e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Maranhão com estratégias de transferência de tecnologias em recuperação de áreas e de pastagens degradadas.


+ Leia mais…

11/09

Dia Nacional do Cerrado marca importância do bioma



Galeria de Fotos dos Projetos FIP. Clique na foto para ler a legenda e os créditos. Veja todas as fotos passando para direita ou esquerda nas setas.

O Dia Nacional do Cerrado, celebrado desde 2013 em 11 de setembro, marca a importância do segundo maior bioma do América do Sul, considerado o berço das águas e amplamente reconhecido por sua rica biodiversidade.


+ Leia mais…

26/08

Povos e comunidades tradicionais do Piauí registram terras

Cadastro de propriedades rurais no Piauí com as normas de segurança da OMS para Covid-19. Foto: Kevin Brasil da Silva

A mobilização para a inscrição de 15 mil famílias de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Piauí no Cadastro Ambiental Rural (CAR), pelo projeto FIP CAR, iniciou em julho, após publicação de decreto estadual permitindo o retorno das atividades não essenciais. A expectativa é atender todas as famílias até março de 2021.


+ Leia mais…

21/08

Projeto finaliza relatórios de monitoramento do Programa de Investimento Florestal


Com a coordenação técnica da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apoio do Fundo de Investimento para o Clima e execução da Fundação Pró-Natureza (Funatura), o projeto FIP Coordenação finalizou o relatório de monitoramento anual do para o Programa de Investimento Florestal (FIP).


+ Leia mais…

08/07

Gestores e stakeholders se encontram on-line para revisão dos projetos


Nesta terça-feira (08/07), gestores e stakeholders (partes interessadas no projeto) se reuniram em sala virtual, num total de 32 participantes, para conhecer os principais resultados de cada um dos oito projetos que compõe o Programa de Investimento Florestal (FIP) do Plano de Investimentos do Brasil (PIB).
+ Leia mais…

23/06

DGM Brasil é premiado em concurso Internacional de Fotografia


O DGM Brasil ganhou três prêmios no concurso de fotografia do DGM Global, o DGM Photo Contest: Storytelling Through the Eyes of Indigenous Peoples & Local Communities (Narrativas pelos olhos de povos indígenas e comunidades locais).
+ Leia mais…

15/06

Cozinha comunitária alia renda e preservação dos recursos naturais do Cerrado

Cozinha no Vale dos Quilombos – Negra Cerrado construída com apoio FIP DGM Brasil. Foto: Acervo DAA/DGM

Uma cozinha comunitária que reúna mulheres do município para transformar as frutas do Cerrado em polpas e doces: iniciativa simples, mas que faz a diferença junto às comunidades quilombolas de Pedra Preta, Puris e Brejo São Caetano, localizadas entre as cidades de Manga e Montalvânia (MG).


+ Leia mais…

05/06

Projeto Paisagens Rurais realiza terceira missão de supervisão do Banco Mundial

Agropecuarista beneficiado pelo projeto. Foto: Acervo Senar

O Projeto FIP Paisagens Rurais, voltado para a recuperação ambiental e produtiva de propriedades rurais no Bioma Cerrado, realizou a terceira Missão de Supervisão do Banco Mundial no final do mês de maio (28 e 29/05).


+ Leia mais…

29/05

Projeto ABC Cerrado se torna referência de sustentabilidade do agro em acervo da ONU

Técnicos agropecuários em campo. Foto: Acervo Senar

O ABC Cerrado tornou-se referência no acervo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como caso de sucesso da sustentabilidade do agro brasileiro.


+ Leia mais…

30/04

Climate Ventures apoia aceleração de negócio junto ao FIP Macaúba

Coco de Macaúba. Foto: Acervo Inocas

Na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, uma palmeira com frutos alaranjados chamada Macaúba tem sido a protagonista de uma ação binacional envolvendo tecnologias de plantio, processamento de óleo vegetal orgânico e parceria com produtores locais.


+ Leia mais…

14/04

Projeto Sementes da Vida encerra atividades em terra indígena A’uwe no MT

Foto: Acervo CAA Norte de Minas/DGM

Apoiada pelo Mecanismo de Doação Dedicado a Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais no Âmbito do Programa de Investimento Florestal (DGM/FIP Brasil), a Associação Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento encerrou, neste mês, o projeto Sementes da Vida na Terra indígena A’uwe Pimentel Barbosa, localizada no município de Acorizal, Mato Grosso.


+ Leia mais…

13/04

Cartilha orienta produtores rurais na prevenção ao Covid-19


Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançaram uma cartilha online com recomendações de prevenção ao Coronavírus nas propriedades rurais. O documento apresenta orientações e medidas de proteção e segurança no ambiente de trabalho, considerando o caráter essencial das atividades de produtores e trabalhadores rurais para o abastecimento da população.


+ Leia mais…

01/04

Gestores fazem reunião de balanço on-line


Nesta terça-feira (31/03), os gestores da carteira de projetos do Fundo de Investimento Florestal (FIP) reuniram-se de forma virtual, em encontro que aconteceria em Brasília (DF) antes da adoção das medidas de isolamento social em função da Covid19. A reunião estava prevista no calendário do programa para promover a integração e a comunicação entre os projetos, e subsidiar o relatório de monitoramento que o projeto FIP Coordenação elabora anualmente.


+ Leia mais…

13/03

Projetos da carteira FIP são apresentados para a Rede Cerrado

X Assembleia Geral Ordinária da Rede Cerrado, em Brasília (DF). Foto: Letícia Verdi/FIP Coordenação

Nesta quarta-feira (11/03), representantes de entidades da sociedade civil que compõem a Rede Cerrado tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a carteira FIP (Fundo de Investimento Florestal) do Plano de Investimento do Brasil (PIB). Juntos, os oito projetos da carteira representam a principal iniciativa de cooperação internacional para o Cerrado brasileiro. Ao total, são cerca de 100 milhões de dólares em investimentos para a sustentabilidade do Bioma.


+ Leia mais…

13/02

Equipe do Projeto FIP Paisagens rurais discute Comunicação e Salvaguardas


As equipes do Programa de Investimento Florestal (FIP) estiveram reunidas em duas oficinas de trabalho nesta semana. Uma foi sobre Comunicação e a outra, sobre Políticas de Salvaguardas do Banco Mundial, a agência implementadora do programa. Ambas debateram temas relevantes para o projeto FIP Paisagens Rurais.


+ Leia mais…

22/08

Comitê Gestor Nacional do DGM Brasil se reúne em Montes Claros para 7ª reunião ordinária


O Comitê Gestor Nacional, composto por representações indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais com reconhecida atuação no Cerrado Brasileiro, além de representantes do governo federal está reunido, hoje (22), juntamente com a agência executora do DGM Brasil, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – NM e o Banco Mundial em sua 7ª reunião ordinária, em Montes Claros/ MG.
+ Leia mais…

07/08

Seminário apresenta relatório anual do Programa de Investimento Florestal (PIB)


No dia 24 de junho de 2019, no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF), foi apresentado o relatório anual de monitoramento do Programa de Investimento Florestal (PIB).
+ Leia mais…

19/12

Encontro com o Inventário Florestal Nacional: Situação e Perspectivas


O Serviço Florestal Brasileiro realizou no dia 18 de dezembro de 2018, no auditório do Cenaflor, na sede do órgão, em Brasília, evento sobre o andamento do Inventário Florestal Nacional (IFN) em todo o país.


+ Leia mais…

30/11

Banco Mundial lança relatório sobre os projetos do FIP no Brasil


No final de November de 2018 o Banco Mundial lançou o relatório “A case study of the Brazil Forest Investment Program – an innovative approach to forest investments in the Cerrado biome, 2012–2018”.

O relatório, em inglês e com 32 páginas, apresenta o Plano de Investimentos do Brasil (PIB) para o FIP e discute questões estratégicas como a teoria da mudança, o arranjo institucional, engajamento dos atores, a relação com as políticas públicas existentes, sinergias entre projetos, lições aprendidas e o futuro do PIB.


+ Leia mais…

27/11

Oficina identifica sinergias entre os projetos FIP


No dia 26 de novembro de 2018 foi realizada, no escritório do Banco Mundial, em Brasília, a “Oficina para Identificação de Sinergias entre os Projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP)”, com o objetivo de identificar possíveis sinergias entre os oito projetos que compõem PIB/FIP, priorizá-las em função do interesse das partes envolvidas e da viabilidade de realização e planejar a implementação das sinergias selecionadas para o exercício de 2019.


+ Leia mais…

27/09

Workshop do Projeto Monitoramento


Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 foi realizado,  em Brasília, o Workshop do Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro.


+ Leia mais…

30/07

Visita Técnica do Projeto FIP Coordenação ao Projeto FIP ABC


Com o intuito de desenvolver um mecanismo de monitoramento da execução de todos os projetos do Plano de Investimentos do Brasil para o FIP, o Projeto FIP Coordenação realizou uma visita técnica ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em 30 de julho de 2018, para conhecer os sistemas de gestão física e financeira utilizados na implementação do Projeto FIP ABC.

Estiveram presentes representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Pró-Natureza e do SENAR.


+ Leia mais…

15/07

Notícias do FIP no Brasil


O Banco Mundial tomou a iniciativa de criar um canal de informação entre os projetos do Plano de Investimentos do Brasil e o Subcomitê do FIP (motivo pelo qual é na língua inglesa).


+ Leia mais…

27/06

Seminário de Validação do Relatório FIP M&R 2017


No dia 26 de junho de 2018, foi realizada, em Brasília, nas dependências do Hotel Windsor, a Oficina de Apresentação do Relatório de Monitoramento do Plano de Investimento do Brasil para o Programa de Investimento Florestal (PIB/FIP) relativo ao exercício de 2017.


+ Leia mais…

02/02

Inventário chega a quase 80% do Cerrado


O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) dará início, em março, ao Inventário Florestal Nacional (IFN) nos 92 milhões de hectares de Cerrado dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Somando as áreas já inventariadas e em andamento, a coleta de dados chega a quase 80% de toda a área do bioma no país.


+ Leia mais…

01/05

A palmeira que desponta como novo ‘ouro verde’ do Brasil


Uma planta de uso múltiplo, no ponto para explodir comercialmente. Cotada no início dos anos 2000 como fonte promissora de biocombustível, a macaúba ultrapassou expectativas dos pesquisadores, que agora apostam no seu potencial além da produção de energia.


+ Leia mais…